quinta-feira, 23 de junho de 2016

TRIMURTI & TRIDEVI

Os deuses e deusas da religião Hindu são bem complexos, porém como membro da Ordem dos Caçadores, não nos tornaremos hindus, mas estudaremos algumas da principais divindades e as mais importantes para compreendermos a importância do hinduísmo na ordem dos caçadores. 

Basicamente, um hindu pensa na existência de apenas duas energias superiores, a energia masculina e a energia feminina. Porém, a energia masculina aparece de formas diferentes e com nomes diferentes algumas das vezes, fazendo assim ser apenas uma divindade que se manifesta em diferentes funções, o mesmo acontece para a deusa. Para melhor compreendermos isso, basta analisarmos a lua. A lua é apenas uma, mas para nós, ela se manifesta de diferentes formas ( minguante, crescente, cheia ) e é essa a ideia de uma divindade hindu.

A energia masculina no hinduísmo é formada por 3 deuses, dos quais formam o princípio masculino de todo o universo. São conhecidos como Trimurti, são os deuses Brahma, Vishnu e Shiva. Já a energia feminina é conhecida como Tridevi formada pelas 3 deusas Saraswati, Lakshmi e Parvati, cujo são esposas dos 3 deuses. 


TRIMURTI


TRIDEVI

São essas divindades que são importantes para o membro da Ordem dos Caçadores conhecer. Vejamos os deuses da Trimurti

Deus Brahma ( lê-se Brámã ou Bramá )



É o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva). Brama é considerado, pelos hindus, a representação da força criadora ativa no universo. A visão de universo pelos hindus é cíclica. Depois que um universo é destruído por Shiva, Brahma pelos resíduos e restos materiais, forma uma nova ordem com sua energia fazendo assim nascer novas galaxias e estrelas. É brahma o deus criador e que cria tudo no universo. O poder de Brahma é criar ordem e criar novas dimensões existenciais.

Nos mitos, ele possuía apenas uma cabeça, mas nas escrituras antigas, ele possuía 5. Nas escrituras, é mencionado que a quinta cabeça foi eliminada por Shiva. Brahma falou desrespeitosamente de Shiva, que abriu seu terceiro olho e queimou a quinta cabeça de Brahma. Depois de cortar uma parte do seu próprio corpo, Brahma criou dela uma mulher, chamada de Saraswati. Quando Brahma viu sua criação, ele logo se apaixonou por ela, e já não conseguia tirar os olhos da beleza de Saraswati, até que se casou com ela.

Sendo assim, Brahma - deus que cria


Deus Vishnu ( lê-se Vichenú )



É o deus responsável pela manutenção do universo. Após Brahma criar o universo e as dimensões, Vishnu aparece para fazer transformações necessárias, ou seja, Vishnu é o deus da mudança e da evolução. Tudo no mundo muda com o passar do tempo, nada continua o mesmo, é Vishnu o responsável por estas mudanças. 


Segundo o hinduísmo, Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de vishnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo. ( Alguns avatares conhecidos - Jesus, Buddha, Krishna )
Todos os avatares são encarnações do deus vishnu na terra, que vem para trazer conhecimento e filosofia o que sempre muda o mundo em relação a evolução espiritual e física.

Nas escrituras contam que, Vishnu ao transformar e mudar o mundo, surgiu algo novo que nunca havia existido, mas que o agradou bastante. Foi a beleza, ao sofrer mudanças constantes, a terra foi se transformando e vida foi nascendo ( arvores, animais, flores, rios, lagos ) tudo isso foi se tornando cada vez mais lindo, que mais tarde faz nascer a deusa mãe-natureza ou Lakshmi, que sempre segura flores em suas mãos. Vishnu se casa com Lakshmi fazendo então a transformação ser cônjuge da beleza.

Sendo assim Vishnu - deus da modificação


Deus Shiva


É o deus da destruição. No hinduísmo, acredita-se na crença de 3 tempos, nascimento, crescimento e morte ( passado, presente e futuro ), Brahma e Vishnu são responsáveis pelo nascimento e pela evolução, mas é Shiva quem é o deus da morte. É shiva quem mata os animais, é shiva quem tira a vida de algo, é shiva quem destroi galaxias para Brahma recria-las. Shiva tem o poder total da destruição e da morte e os hindus o veneram, pois é o deus mais respeitado dos 3. 

Um detalhe importante é que, Shiva é uma divindade masculina, porém a tradição conta que sua alma é feminina, tornando Shiva um deus que é masculino-feminino ( andrógeno ). Outro detalhe é que Shiva sem seu espírito se torna Shava ( corpo morto ), e o espírito de shiva se chama Shakti, que se transforma em outras deusas.

Possui em sua testa, um 3º olho fechado, que quando aberto tem poderes ilimitados e poder ver qualquer coisa, possui também com ele um tridente que tem poder de destruir qualquer coisa, suas vestes são de peles de animais que ele mesmo matou, mas a morte ou destruição no hinduísmo tem outro ponto de vista. Não é limitada como muitos possuem a ideia, até por que quando se morre, você nascerá de novo em outra vida, fazendo assim a morte ser nada mais do que um caminho para uma outra vida. É shiva quem te leva a outra vida. 

Por ser temido e respeitado, Shiva faz nascer uma energia oposta a dele, cujo é Shakti. Shakti é a energia feminina e oposta a Shiva, mas o mais interessante é que Shakti, é apenas a energia, pois Shakti é a deusa da transformação. Shakti tem vários nomes diferentes e cada um deles é uma deusa com uma função diferente, iremos explicar melhor depois. Mas Shakti se transforma em Parvati e se casa com Shiva tendo filho com ele.

Agora vamos conhecer as deusas que formam a Tridevi:

Saraswati ( lê-se Sarasváti )


Saraswati é a primeira deusa da tridevi, é a deusa da Sabedoria e da música. Foi a primeira divindade feminina adorada no hinduísmo, Saraswati esta relacionada a conhecimento, estudos, ciência, ...
Esposa do deus Brahma, Saraswati traz sabedoria e consciência para a alma humana, é ela resposánvel pelos pensamentos sábios e reflexivos que o homem tem em sua vida. Nas tradições, a deusa aparece tocando Sitar ( um instrumento indiano semelhante ao violão ) e diz que a música cura as doenças da alma. Na índia, quando temos um problema emocional, chamamos ele de doença da alma, seja depressão, sofrimento, .... É a deusa que livra o homem destes pensamentos negativos e faz ele caminhar pelo caminho da sabedoria e da luz.

Deusa Lakshmi ( lê-se Lákshimí com "k" mudo )




É a deusa da beleza. No hinduísmo, Lakshmi é responsável pela beleza que surge na terra, em todos os planos, nas mulheres, na natureza, nas flores... Aparece sempre sentada em cima de um lótus rosa e segura em suas mãos flores de lótus. Também esta ligada a vida farta e abundante que os indianos tanto esperam de seus anos. Aparece sempre com um pote com moedas de ouro que representa fartura e fertilidade ( prosperidade ). É casada com Vishnu e tem o poder de transformar a natureza a sua volta e por onde passa, produzindo flores e beleza natural. Algumas culturas adotam Lakshmi como a mãe-natureza.


SHAKTI ( lê-se Sháktí )





Shakti é a alma do deus Shiva fora do corpo, que pode se transformar nas seguintes deusas: Parvati, Durga e Kali. 

PARVATI 




Conhecida no hinduísmo como a deusa mãe ou deusa da maternidade, cujo protege a quem a busca e da forças. É casada com Shiva e com ele teve um filho ( Ganesha ), que mais tarde foi decapitado pelo próprio Shiva por se confundir com um inimigo. Shiva então encontra o primeiro animal que aparece na sua frente e arranca sua cabeça para colocar em seu filho, sendo assim, Ganesha é o deus cabeça de elefante filho de Shiva e Parvati. É comum vermos fotos de Parvati em cima de um leão ou tigre, mas é uma ideia errônea, ja que Parvati não fica em cima de nenhum animal.


DURGA





Durga é a deusa da magia e da feitiçaria. Na tradição hindu, existe a deusa Durga, que é controladora da magia e das influências magicas. Aparece sempre em cima de um leão ou tigre, já que é este o animal que simboliza poder na Índia, além da lenda dizer que seu animal era imortal, fazendo todos os inimigos a temerem. 

Durga possui mais de 16 braços e em cada um deles uma arma ou objeto diferente ( arco e flecha, espada, lança, tridente, disco mágico, ...). Tem o tridente de Shiva já que ela é uma manifestação do mesmo. É conhecida também como a deusa derrotadora de inimigos, pois nunca foi derrotada em uma batalha e sempre está em uma. Os hindus pedem a Durga para que ela mude algo que não está bem a eles ou se conectam a ideia de que a deusa os protegerá a qualquer custo, ja que a mesma nunca é derrotada e possui todas as armas necessárias. 

Durga as vezes é mencionada como a deusa da vitória e da batalha vencida, alguns a veem como uma divindade primordial e essencial, ja que ela mesma pode fazer muitos feitos. Na sua testa possui um 3º olho como o de Shiva, fazendo assim a deusa poder ver todas as coisas que estão a ela ocultas. Nada pode ser escondido do seu 3º olho, além da deusa poder sempre ver o passado e futuro com ele.

Durga quando está em batalha, sempre vence seus inimigos, nunca perde. Em uma batalha certa vez, ela lutou contra um inimigo que era imortal, o que fez a luta durar muito tempo. Como o inimigo era imortal, sem poder morrer, Durga não tinha muitas armas ou o que fazer para impedi-lo, então se transformou em uma divindade mais poderosa, cujo nome é KALI.


Kali ou Kale ( lê-se Káli )



Kali é a deusa da dança e dos assassinatos. Na tradição hindu, Kali é apenas uma outra aparência de Durga, que se transforma com o 3º olho aberto e vira Kali, deusa assassina. A história nos conta que Kali possui a pele azul e é conhecida como "A Negra" ja que em sanscrito, Kali significa "pele negra". Possui com ela um cordão de crânios dos seus inimigos já derrotados que simboliza a eficácia de sua habilidade de vencer. Tem uma saia de braços que são também de seus inimigos, já que Kali é a unica deusa que não tem roupa ou vestimenta.

A habilidade principal de Kali é a dança da vitória, nas tradições falam que Durga numa batalha contra um ser imortal, se transforma em Kali para derrota-lo. Kali corta a cabeça dos seus inimigos sempre e bebe do seu sangue, fazendo assim o inimigo não reencarnar novamente e fazendo ele nunca mais reaparecer.

A lenda conta que após cortar da cabeça de seus inimigos, Kali tem que fazer uma dança especial, onde faz movimentos simbólicos e expressivos. Após dançar com a cabeça do inimigo nas mãos, ela prova do seu sangue fazendo seu poder de nascer novamente acabar, sendo assim, Kali livra os homens dos seus problemas mais persistentes. Não há como vence-la em uma batalha pois Kali não luta, ela imobiliza seu inimigo e corta sua cabeça sempre para colocar em seu cordão.

A dança que Kali realiza é uma dança onde ela faz movimentos expressivos e simbólicos, como: estender os braços ao alto passando de um lado para o outro; rodar em volta de si mesma; passar as mãos abertas por volta de si mesma; fazer o Gyan Mudra com as mãos ( estudaremos depois ); Veja o vídeo abaixo, mostra exatamente os movimentos sagrados feito pela dança Kali, que pode ser dançada por qualquer pessoa com a intenção de adoração a deusa.




O vídeo abaixo possui 14 minutos aproximados de duração, mas é o vídeo mais explicativo possível sobre o poder da Deusa Durga em batalha quando se transforma em Kali, é um mini filme indiano engraçado sobre a deusa, assistam.



Um comentário:

  1. Caesars Windsor Casino, Inc. to Get $50M Renovation
    A rendering shows the 계룡 출장샵 newly remodeled guest room at 목포 출장안마 Caesars Windsor Casino Hotel in Windsor, Michigan, on 김해 출장마사지 Aug. 8, 포항 출장마사지 2019, 안양 출장안마

    ResponderExcluir