sexta-feira, 24 de junho de 2016

Simbologia

A simbologia hindu é tradicionalizada dos Vedas e dos antigos costumes ritualísticos da Índia. Os pagãos hindus usam bastante do seu simbolismo em rituais e templos sagrados, vamos compreender alguns dos principais.

Símbolo OM




Como a cruz é para os cristãos, Om é para os hindus. É composto de três letras sânscritas, aa ,au e ma que, quando combinados, fazem o som Aum ou Om . O símbolo mais importante do hinduísmo, que ocorre em cada oração e invocação para a maioria dos deuses começa com ele. Como o símbolo da devoção, Om é freqüentemente encontrado na cabeça de letras, pingentes, consagrado em todos os templos hindus e santuários da família. Este símbolo é realmente uma sílaba sagrada que representa o Brahman ou o Absoluto - a fonte de toda existência. Brahman, em si, é incompreensível então um símbolo é obrigatório para nos ajudar a entende-lo. Om é também usado para significar a divindade e autoridade.


Suástica


Em segundo, a Suástica , símbolo que se parece com o emblema nazista, tem um grande significado religioso para os hindus. Suástica não é uma sílaba ou uma letra, mas um caráter pictórico na forma de uma cruz com ramos dobrados em ângulo reto e em frente no sentido horário. Um imperativo para todas as celebrações religiosas e festas , a suástica simboliza a natureza eterna do Brahman, pois seus pontos em todas as direções representam assim a onipresença do Absoluto.
"Suástica" O termo é uma fusão de "su" (bom) e "Asati" (a existir), o que significa quando combinado "Que Bom prevalecer". Historiadores dizem que a suástica podem ter representado uma verdadeira estrutura e que, em tempos antigos foram construídos por razões de defesa e por seu poder de proteção e desta forma começou a ser santificado.

FLOR DE LOTUS



O lótus é um dos símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista. As raízes do lótus estão na lama, o caule cresce através da água, e perfumada flor pesadamente fica acima da água, aquecendo-se ao sol. Este padrão de crescimento significa o progresso da alma do barro do materialismo, através das águas da experiência, e para o sol brilhante da iluminação.

"o espírito do melhor dos homens é impecável, como o lótus na água barrenta que não aderem a ele."
O lótus é um dos maiores e mais reconhecidos motivos do budismo e aparece em todos os tipos de arte budista, culturas budistas e embelezam têxteis budista, cerâmicas e arquitetura. Cada divindade budista está associada de alguma maneira com o lótus, ou estar sentado sobre uma flor de lótus em plena floração ou de se ter em suas mãos e até mesmo em pé, cada pé repousa sobre um lótus.

O lótus não cresce no Tibete e arte tão tibetana tem apenas versões estilizadas do mesmo, mas aparece com freqüência com as divindades do Tibete e entre os oito símbolos auspiciosos.


TRISHULA



Trishula, significa "lança trifurcada" é a arma usada por Shiva desde suas ilustrações mais antigas (período neolítico, 4.000 A.C). E Shiva, na condição de "renovador" (destrói para construir algo novo), usa a trishula para destruir a ignorância dos homens.

Esta arma possui uma simbologia, com relação ao número de pontas que possui. Por ser um tridente, cada ponta de sua lança tem seu significado, sendo diretamente relacionadas com as três qualidades da matéria: tamas (a inércia ou a existência), rajas (o movimento ou firmamento) e sattva (o equilíbrio ou trevas). Ainda pode ser representado como o passado, presente e o futuro, visto que Shiva domina a naja, serpente mais mortifera de todas, dando assim, potencial de imortalidade.



YANTRA



Um Yantra é um diagrama geométrico que representa o universo. É usado no hinduísmo com adoração e meditação, especialmente no tantrismo. Um Yantra é bastante semelhante a uma mandala , mas um yantra é diferente na medida em que pode ser um objeto de três dimensões, bem como um diagrama de duas dimensões.Como a mandala, o Yantra simboliza o desenvolvimento cosmogênico, do absoluto, no centro do mundo material nas bordas. Yantras têm muitas vezes um mantra semente inscrito neles, e eles são considerados o equivalente verbal de um mantra.Um Yantra é criado somente durante um ritual extremamente complexo em um lugar ritualmente purificado e consagrado. Um yantra tridimensional é feita de placas de pedra ou metal e está imbuído com o poder de uma divindade.É então meditado como a divindade, e é usado como um instrumento de visão do invisível. Um yantra também é desenhado no local onde o templo será construído.

Flor da Vida



Este símbolo geométrico é conhecido desde a mais remota antiguidade e chama-se “A Flor da Vida“.

Na verdade, segundo foi revelado, o símbolo da Flor da Vida é bem conhecido em todo o universo, menos aqui na Terra! Cada molécula de vida, cada célula em nosso corpo humano, cada desenho na natureza conhece esse padrão geométrico e por ele é construído.



Nenhum comentário:

Postar um comentário